domingo, 23 de maio de 2010

Francisca Gonzaga


Gostaria de escrever sobre a mulher que para mim foi a mais importante da história brasileira: Francisca Edwiges Neves Gonzaga. Chiquinha foi mais do que uma personagem de minissérie da Globo –GRAÇAS A DEUS!-.
Filha bastarda de uma mestiça com um militar de grande carreira, numa relação “baseada no pecado da carne”. Quando criança foi conhecida como , a bastarda da Rua do Príncipe,devido a relação oficiosa de seus pais ,que após seu nascimento veio a ser ratificada pela igreja.
Chiquinha foi educada para serem o que todas as jovens de sua época deveriam ser, boas esposas. Tinha aulas em casa, ministradas por um padre, apenas para aprender a ler as receitas, as orações, os romances do folhetim e o piano, para distrair o marido quando este chegasse cansado. Mas foi no piano que descobriu como extravasar seus sentimentos.
Casou-se aos 16 anos, com Jacinto Ribeiro do Amaral, um rapaz de boa família. Sua história deveria terminar aqui, aos 16 anos seria uma boa esposa,cuidaria dos filhos , das ordens da casa e iria aos bailes da corte. Porém para a sorte da musica popular, a vida de Chiquinha não terminaria aqui.
O casamento com Jacinto era extremamente tempestuoso. Jacinto era um homem autoritário e não via com bons olhos o interesse da esposa pela música , por vezes tentou afastá-la dos devaneios musicais.Até que ela se afastou da realidade de esposa ,abandonando assim o marido , perdendo o direito de estar com seus ,até então, três filhos e rompendo qualquer relação com sua família.Chiquinha não tinha medo de ousar, se divorciou um século antes do divórcio ser um direito,para escândalo da sociedade.
Casou-se novamente, porém não deu certo. Foi viver num sobrado.Ministrava aulas particulares de piano e outras matérias para sobreviver. Envolve-se com o subúrbio do Rio, com a música popular que ainda era um bebê. Tornou-se compositora , maestrina e foi uma dos criadores dos direitos autorais .
Francisca morreu com certa fama, já senhora compôs sua música mais famosa e precursora das marchinhas de carnaval. Ela, sem dúvida, foi singular na história brasileira, devido a tamanhas façanhas que realizou. Admiro-a muito e a tantas mulheres que romperam( e rompem!) totalmente com o padrão .Dizem que quando mulheres como Chiquinha Gonzaga morrem ,os anjos cantam ”oh abre alas”.

Um comentário:

  1. lindo texto preta ,munido de argumentos lindos.simples e objetivo.
    chiquinha gonzaga é diva

    ResponderExcluir