sábado, 1 de maio de 2010

Fantasmas silenciados do Brasil

Gostaria de escrever diversas coisas nesse meu espaço, porém, por onde começar? Falar da política?Da história? Do amor? Do samba? ... Escolho falar da decisão do STF de não revisar a lei de anistia.
Para quem não acompanhou a OAB entrou com uma ação propondo a revisão da lei de anistia, legislação que perdoou crimes comuns cometidos por agentes do Estado durante o período militar. Acompanhei pela TV Justiça e pelo blog do Paulo Henrique Amorim. Foram nove dos onze ministros que votaram... O destino de milhares de pessoas que sofreram as maiores atrocidades mentais e corporais nas mãos de homens do Estado e de todos os outros brasileiros que não tem direito perante a história de seu país.
Triste, realmente triste, falar que continuamos num país de fantasmas ignorados. Recordo-me de Paulo Arantes quando diz: O que resta da Ditadura?Nada. Só a ditadura. Infelizmente vivemos na ditadura do silêncio .Até quando esperaremos para ver os arquivos secretos da ditadura? Até quando vamos esperar para realmente fazer justiça nesse país?Quando a Justiça realmente será justa?
2010, ano de copa do mundo,quando envolvidos pelo sentimento misto de paixão e patriotismo,assistimos a todos os jogos do Brasil. Nos jogos contra a Argentina, onde o nacionalismo é máximo, afinal, rivalizamos até em cuspe à distância. No momento em que o hino nacional é executado deveríamos olhar nos olhos dos argentinos e ter vergonha do Brasil . Argentina, que teve uma ditadura tão sangrenta, revelou e julgou os crimes do estado, abriu as feridas deixadas pelo regime militar para fechá-las como se deve, enquanto nós a tapamos com curativos velhos e podres. Quando jogarmos contra o Chile,deveríamos sentir vergonha.Chile, que sofreu tanto com o chicote de seus donos ,abriu um museu dedicado a eles intitulado Museu da memória e dos direitos humanos, para que todos os chilenos possam sentir a dor de quando eram açoitados e jamais tenham o desejo de voltarem aquele estado de governo.
Nossos ministros torturadores NÃO QUEREM rever a lei! Já entendi. Mas o que me consola nisso tudo é acreditar que nossa AMADÍSSIMA elite saiu perdendo no seu jogo.A tão sonhada cadeira permanente no conselho de segurança da ONU,o grande sonho da elite brasileira de estar cada vez mais perto dos países “desenvolvidos” ,de mandar no mundo com as grandes potências mundiais, foi embora.Afinal, o Brasil não passa de um escravo de terno e pés descalços...Como deixar um país que anistia torturadores fazer parte do conselho de segurança da ONU,o GRANDE PROPAGADOR DA PAZ E DA LIBREDADE ENTRE OS POVOS!???
Penso nisso e a felicidade me invade, porém, o Brasil sacrificou o pobre irmão Haiti com as suas “tropas de paz” em nome de uma cadeira... A tristeza volta a invadir-me e uni-se aos fantasmas dos mortos injustiçados no meu país. O que fazer? Deixar, como nossos ministros deseja que caiam no esquecimento?Não farei isso. Eu sigo o exemplo dos Chilenos e Argentinos e lembrarei todos os dias dos fantasmas das pessoas que desconheço ,para que jamais sejam esquecidos novamente.

Por enquanto é só, espero que tenham gostado do texto.



4 comentários:

  1. E´querida...vivemos em um país de desordem sangrenta...mas nada pode parece imutavel ou impossivel de mudar como o querido brecht...cabe a nós grandes brasileiros...relembrar sempre pelos q lutaram por um país melhor e desconfiar de discursos fantasiados de "progressismo" barato como do nosso queridissimo Jair Bolsonaro...vc como futura historiadora tem essa responsábilidade...que a memória nunca desapareça da sua vida...e que vc colabore a impulsionar o Brasil para um lugar melhor ...


    BJSSSSSS DA SUAA AMIGAAA
    nena

    ps:sempre coloco "ps" e n poderia ser diferente....seu blog está um luxo só....bjsss queridissima(dessa vez é sem irônia....guardo minha irônia p família Bolsonaro e tantas outras srsrrsrsrrsrsr)

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha historiadora! *.* Ótimo texto..

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. livre-se do primeiro parágrafo. aquelas perguntas soam tolas. o espaço é seu, apenas diga. livre-se da frase final. se vc escreve para que as pessoas gostem, tente o próximo livro do dan brown ou crepúsculo, não história.
    tirando isso, tudo que sobra é texto. há que se sustentar sozinho.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  4. ó, vc coloca coisa nova aqui ein :p

    a proposito... nunca saberá quem é :p

    ResponderExcluir